segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Namastê

Bom diaaaaa pessoal!

Passando pra contar sobre meu final de semana maravilhoso!
No domingo fui com uma amiga visitar o Templo Budista Khadro Ling em Três Coroas. Pra quem não sabe, fica perto de Taquara e Igrejinha, vindo de Canoas e Porto Alegre dá 1 hora e meia de carro mais ou menos. O dia estava bem ensolarado, calor bom... a estrada estava tranquila, não tinha muito movimento, então foi super tranquilo chegar lá.
Para chegar ao Templo, pegamos uma estradinha de chão, não é muito longa, mas em dias de chuva acho que deve ser bem ruim subir. Entrando na estrada, tu já sente uma paz e tranquilidade. Muita árvore, passarinhos cantarolando e o sacolejo do carro.
Na entrada do Templo, tem uma cancela onde nos identificamos por um interfone e um funcionário nos explica as regras básicas do ambiente. O Templo abre ás 09:00, nós chegamos ás 10:00 e depois acredito que eles liberam a cancela, pois demora muito para cada carro entrar e a fila vai crescendo significativamente.
A entrada é gratuita, eles contam apenas com ajuda voluntária e doações de empresas privadas e dos próprios visitantes.
Estacionando o carro, já se pode ter uma vista do templo principal (vou postar as fotos), alto, grande, imponente com todo seu colorido... aliás, o que mais vemos por todos os espaços são desenhos e mantras coloridos. Tudo muito detalhado e explicativo, cada espaço tem suas plaquinhas e definições.






Podemos entrar nesse espaço, desde que seja de pé descalço, mantenha-se o silêncio e não seja fotografado nem filmado seu interior. É fascinante entrar em um espaço onde tem tanta energia concentrada. Eu acredito muito nisso, então se tu estiver na mesma vibe que o espaço, consegue aproveitar bastante das boas vibrações que ali estão.
Andando mais, tem outro templo (estava fechado mas dava para ouvir os mantras). Muitas esculturas dos Deuses, fontes, água por todo lado, mantras e pessoas enlouquecidas tirando zilhares de fotos.
Entre algumas curiosidades, tem essa foto que tirei de uma plaquinha inusitada no chão:




Exatamente, a placa pede que não pisemos nas formigas!
Confesso que não vi nenhuma, mas é muito interessante ver o quanto eles se preocupam com todas as formas de Vida, do menor até o maior. Me lembrou muito aquele filme, 7 anos no Tibet, onde em uma construção ele tiravam todas as minhocas e realocavam elas em outro espaço. Coisas para refletirmos!

Depois da visita ao Templo, fomos almoçar no Espaço Tibet, que fica no Centro de Três Coroas. Pegamos novamente uma estrada de chão e andamos uns 15 minutos até chegar lá. Bem sinalizado, não tem como não achar o espaço.
Logo saindo do estacionamento já se pode escutar música ambiente com temática do País, um pátio grande e arejado com muitas esculturas, flores e árvores. Um ar quase praiano e calmo, com espaço para sentar com sombra e muita tranquilidade.





 Fomos recepcionadas por uma moça muito simpática, trajada a caráter.
Os garçons também estavam trajados e preciso dizer, o atendimento foi excelente do inicio ao fim. Super recomendo!
Eles nos oferecem as opções, nos explicam como é feito cada prato e fazem indicações (obviamente os pratos mais caros, por assim dizer). São servidas entrada, salada e prato principal. Todos servem duas pessoas e se for colocar na calculadora, vale muito a pena pela experiência de experimentar uma nova culinária.
Os pratos em um geral, são deliciosos! Eles usam muitos legumes, carne e peixe e um tempero mais puxado para o agridoce.



Ao fim de tudo, voltamos para casa com a sensação boa de ter tido um dia agradável, em boa companhia, com mais uma bagagem para o currículo da Vida!

Obrigada pela sua leitura e se tiver outras indicações de lugares, comenta aí!






terça-feira, 9 de agosto de 2016

Mulheres que lutam

E ontem a Rafaela Silva, aquela que chamaram de macaca em Londres e disseram pra largar o Judô, essa mesma, ganhou o primeiro ouro do Brasil.
Já foi grandioso por ser a primeira medalha de ouro do país nos jogos, mas aí foi ouro de uma guria negra, da Cidade de Deus, do Judô, que tem no olhar  uma história de aventuras e muitas desventuras, que se agarrou com unhas e dentes ás oportunidades que passaram por ela.
Eu chorei e chorei muito assistindo a entrevista dela, porque eu sou loira do olho claro, classe média, estudei em colégio particular e o mais próximo de uma violência que estive foram dos meus vizinhos traficantes. Chorei porque mesmo tão diferente dela, me identifiquei... somos brasileiras, somos guerreiras, não desistimos com a primeira derrota e temos o apoio incondicional de nossas famílias.
Lembro que quando comecei a praticar Jiu Jitsu, lá em 2013, ainda morava com a minha mãe. Ela sempre foi muito mente aberta, mas ver sua menina treinando com outros homens não pegou bem pra ela. Não a culpo, quem não conhece a arte, realmente pode entender mal o que realmente se faz dentro do tatame.
Enfim... uns 6 meses depois me mudei de casa (queria saber como era morar sozinha) e o Jiu Jitsu permaneceu na minha vida. Dizer que me apaixonei é pouco... lembro a primeira vez que pisei no tatame: uau!!!! Eu era a única mulher no treino, estava sem kimono, mas nem ligava. A sensação de estar em casa, no lugar certo, fazendo o que se ama me inundou de um jeito que só o que eu queria era treinar mais e mais.
Deixo aqui um texto que postei no meu Facebook há alguns meses e uma foto de uma das minhas tatuagens que representa muito meu amor pela arte:



Sempre me perguntam porque eu, uma pessoa que faz ballet ucraniano decidiu fazer também Jiu Jitsu.
Sempre respondo que é uma coisa sem explicação, eu odiava musculação e queria algo que me fizesse sentido. Que quando piso no tatame, deixo do lado de fora qualquer coisa negativa e quando saio de lá, trago para fora muita coisa positiva.
Tem pessoas que não entendem e nem peço que assim o façam, porque isso está mais em sentir do que ver...
Eu não sou uma atleta, nem almejo isso. Minha paixão pelo JJ é mais complexa e profunda do que qualquer pessoa possa imaginar. Faço por mim, pela família que a Favela nos dá, pelas amizades, pelos treinos com garra, porque ali dentro é meu Templo e ninguém jamais poderá me tirar!
Entre pessoas que me julgam e àquelas que me olham torto, fico com o meu kimono e minhas tatuagens e também com todos que de alguma forma me incentivam a permanecer nesse estilo de vida que tanto amo: JIU JITSU GOOD VIBE 

sexta-feira, 22 de julho de 2016

Sem aparelho

E ontem, finalmente, pela graça de todos os santos (até mesmo os que estão na fila) tirei meu aparelho ortodôntico! (pausa para os fogos de artifício, aplausos, confetes e abraços de comemoração).
Pode ser que esteja comemorando mais do que devia, mas gente, tentem ficar 5 anos com uns ferros grudados nos dentes, tentando mastigar sem soltar nenhuma peça, ficar 90 horas higienizando o aparelho (porque o dente tu mal limpa) e no fim, ver que metade da janta ainda está lá, firme e forte grudada em algum vão que o fio dental não alcançou.
Acreditem, usam aparelho não é tão divertido quanto se parece. Eu achava o máximo quem usava e minha missão de vida era colocar um. Bemmmm, minhas preces foram atendidas e em 2010 finalmente coloquei esse emaranhado de ferro e resina. Mas esperem, vamos do inicio:
Em primeiro lugar, e isso em alguns casos (não sou dentista, então não generalizo) é necessário extrair alguns dentes para abrir espaço para os outros se alinharem no processo. E aí já começou minha tortura... eu tive sorte, meu dentista sempre foi um amor de querido, super competente, atencioso e com muita, muita, muitaaaaaaa paciência.
Enfim, tive que extrair 4 dentes... dois deles, meus pré-molares estavam cariados, então não tinha muito o que fazer mesmo e foram sentenciados á extração... esses dois, extraí com outra dentista (uma péssima profissional) que me machucou bastante. Pensem em arrancar um dente quando a anestesia não pega direito, os pontos machucam e você fica alguns bons dias cuspindo saliva e sangue (bem nojento, eu sei). 
Os meus dois dentes de cima, foi meu dentista quem extraiu. Esses estavam perfeitinhos, mas foram sentenciados á extração por estarem no lugar errado na hora errada. Diferente dos pré-molares, esses eu nem senti dor. Meu ponto positivo é que parece que meu organismo reage bem á recuperações, então, em poucas semanas eu estava pronta para entrar nas estatísticas dos jovens que usam aparelho.
Para o próximo passo, eu teria que utilizar o tal dos "alargadores". Amigos, fujam para as colinas se alguém quiser colocar isso na sua boca! O tal "alargador" não passa de um círculo pequenino de plástico duro que é colocado entre teus dentes. Nunca imaginei que algo tão pequeno causasse tanta dor!!! Usa-se isso para afastar um dente do outro para se colocar a "banda", um aro de metal que vai ficar em toda a volta do seu dente e apoiar toda a estrutura do aparelho.

                                                     
                                                                   Alargador do mal!



                                               Banda (esquece que vai limpar esse teu dente)

Depois desse sofrimento todo, as coisas começam a ficar menos piores... isso não significa que todo mês, quando for fazer a manutenção, você não vai sentir uma dor desgraçada dos teus dentes se movimentando. Tem outros pontos que vou listar sobre usar aparelho, com imagens, para ficar bem claro!


Afta em todos os lugares da boca, ou marcas dos braquites na gengiva

Descolar peças do aparelho (ás vezes engolimos, sem querer)


Pequenas sujeirinhas que ficam no aparelho e você jura que escovou 


Trocar escova de dente a cada duas semanas

Fazer um rancho de trezentas coisas que te ajudam a escovar


Mas amigos, tudo isso compensa, quando depois de tanto tempo, dor, adaptações, horas se escovando, você chega a esse resultado:









 

sábado, 16 de julho de 2016

Meu primeiro Eu te Amo

"Eu te amo loirinha"
Foi assim, sem muita emoção e bastante baba, quando beijava então pela primeira vez, que escutei o tão sonhado "eu te amo". Mas espera: tão sonhado por quem?
Estava então com meus 14 anos (atrasada em relação às amigas), dando meu primeiro beijo no gordinho rejeitado por todas as outras garotas e como se já não bastasse, o guri ainda me sai com essa de "eu te amo".
Não sei se ele esperava que eu falasse que também o amava, mas eu ri... ri de nervosa e de achar engraçado um menino quase moleque, sair com essa tirada. Pra mim isso era coisa de gente grande ou daqueles atores de filmes e novelas.
Pode ser que em algum momento da vida, ele deve ter escutado que mulher adora ouvir essas três palavras e resolveu testar logo comigo 😅😒
Sempre considerei que essas palavras eram como um segredo: deveriam ser sussurradas apenas à pessoas de extrema confiança nossa e de preferência não se repetir muitas vezes. Um sapato muito usado vai se desgastando, puindo e chega um dado momento que rasga e deixa de fazer sentido usá-lo.
Falar "eu te amo" era pra ser algo especial, para momentos especiais, com pessoas especiais. É uma frase carregada de sentimentos (ou deveria ser) onde você coloca seu coração para fora do peito e o deixa ali, vulnerável, desprotegido.
É maravilhoso escutar essa frase daquela pessoa que faz nosso coração acelerar quando chega perto, ou de um familiar, ou de um amigo querido. Temos a certeza que de algum modo, aquela pessoa nos quer bem, que ela sente algo tão lindo e gigante, que transborda pelos lábios em um EU TE AMO!
Amar é tudo de bom, ser amado, mais ainda. Mas aos desavisados, informo que todo ser humano tem um estoque de "eu te amo" que deve ser usado regradamente para não faltar antes do fim...
Então, ao garoto que me entregou seus sentimentos e eu  ri, peço desculpas. Você desperdiçou ao mínimo um "eu te amo" com a menina que mal sabia o que era um beijo de língua, imagina esse emaranhado de sentimentos que nos levam a falar: eu te amo

sexta-feira, 15 de julho de 2016

Contando bençãos

Eu me preocupava muito como eu seria quando crescesse, quanto dinheiro eu iria ganhar ou se eu ia ser uma famosa. Às vezes o que a gente mais quer não acontece, e o que não se espera acontece. E a vida é assim, podemos ter vários planos, mas nada é certo. Sim existem problemas, não há como fugir deles, você até pode se esconder, mas um dia eles te encontram e o que vais fazer? Continuar a fugir? E daí que não foi como você planejou? E daí que não tá dando certo e existem muitos problemas? Vai desistir, assim, da felicidade? Vai jogar pela janela o que de melhor já te aconteceu? Ah você não é feliz? Quantos sorrisos deu hoje? Agora conte quantos momentos de tédio, ou de tristeza. Sentiu a diferença? Já pensou que a felicidade não é alegria 24 horas, e sim ser feliz do jeito que é, com problemas, com erros, com planos desfeitos, com tudo de ruim que possa acontecer? O quê? Vai dizer que não dá pra ser feliz assim? Problemas tem solução, erros podem ser corrigidos, planos, refeitos, e tudo de ruim pode acontecer, afinal se você é feliz, pode cair o mundo que estarás em paz. Difícil? Já tentou? Um sábio provérbio dizia que o bom matemático não é o que consegue terminar uma equação de 2 páginas, mas aquela que pode contar as bençãos que recebe a cada dia! Pare com sua auto piedade de que ninguém me ama e ninguém me quer. Olha em volta? Tua família, teus amigos, quantas pessoas torcem por ti, e você aí, com um desânimo de quem parece que vai morrer. Acorda! O choro pode durar uma noite, mas depois amanhece, e outro dia começa! Já dizia o poeta que a cada vez que o sol aparece no horizonte, a nós é dada mais uma nova chance, de por mais um dia, ser feliz! "Ah o passado foi tão bom", e que o futuro seja ainda melhor. "Errei tanto, já não tem mais volta!", e quem quer voltar? Viva o presente, o agora, e amanhã tem mais! O leite derramado não alimenta ninguém, encha outro copo e aproveite a felicidade que teu Deus te dá a cada dia! Viva pra mais que existir, e pra mais que existir: marque, o tempo, a história, as pessoas, de um jeito que jamais esquecerão, de como você era feliz, e assim, transforme o mundo, você, e a quem te conhece, pois vírus mais contagioso que a felicidade não tem. Ria, e faça sorrir! E como quem quer respeito deve respeitar, ame, para ser amado! ;)

quarta-feira, 13 de julho de 2016

Um cara por aí...

Existe um cara, que é mais que um guri brincando... Ele vai ser homem de verdade, que vai

te abraçar, vai dizer sinceramente que tu és linda como é. E não quer dizer que ele não está

nem aí, ou quer acabar o assunto, ele simplesmente acha isso e ponto.

Esse cara, vai te mandar mensagem de bom dia, mas não vai fazer isso sempre porque

tudo que é demais enjoa. Ele vai perguntar 10 vezes a mesma coisa, pelo simples fato de

não entender o que você está falando. E quando entender, vai dizer que deveria ter sido mais

específica, mas não vai se importar se não entender de novo e de novo. Porque o que ele quer,

é ter você com ele. Não todo dia, você pode viajar, sair com suas amigas, ir à festas de

garotas, ele nunca vai se importar. Porque sabe que seu coração é dele e o dele é somente seu.

E vai bastar para haverem dias e mais dias de simples amor... Aquele amor que não sufoca,

aquele que xinga por besteiras, que te contradiz de vez em quando sem medo da rebeldia,

aquele amor que mostra em pequenas atitudes o quanto você é amada por ele, que te faz

sorrir só pela cara de cachorrinho abandonado, que te entende quando é grosseira ou

quando não está afim de papo.

Esse cara, ele tem segurança nas palavras e nas atitudes. Ele não é fortão, apenas tem a

consciência que às vezes você vai precisar ser cuidada e ele vai estar ali, para te abraçar e

cuidar. Sem julgamentos, sem cobranças... Esse cara erra de vez em quando, normal... E

fica chateado por talvez ter te magoado, mas só pede desculpa uma vez. Entende que

melhor que desculpas é não cometer o mesmo erro. Ele vai sempre tentar te agradar, só

pra te fazer feliz. Ele não quer sexo toda hora (se tiver, também, nada contra), ele gosta de

ficar com os amigos também, de só assistir um filme (desde que não seja tão tão meloso

assim), de tentar fazer tua comida preferida, de aguentar umas horas de shopping pra você

escolher um sapato.

Esse cara, sabe que quanto mais te apertar menos terá de você, então ele liberta, ele deixa

você seguir seu voo, abre espaço para suas conquistas e quando você olhar para o lado, é

esse cara que você encontrará.

Minha prova do ENEM 2015

Coisas do ENEM observadas por quem vos escreve:

* as questões continuam gigantes

* algumas questões foram escritas pela mesma pessoa que escreve os discursos da Dilma

* tem gente que leva uma cesta básica pra sala e depois reclama que não tem tempo pra

prova

* pior que não ter tempo é não dividir a barra de chocolate meio amargo com a colega aqui

(chateada)

* mesmo tendo um edital e TODOS os meios de comunicação falando o que levar, teve

gente com caneta azul na bolsa ( euuuuuuu)

* esse papo de "nasce ou não nasce mulher" foi feito esquematicamente para que vocês

ficassem brigando se é ou não é... PAREM!!! Só me avisem se a alternativa C é a correta,

foi a que marquei

* ouvir a fiscal dizer que tem que abrir todas as embalagens pra ver se é mesmo chocolate

ou se tem algum chip no meio e se manter séria (eu ri)

* avisar a fiscal que a palavra ABSTENÇÃO está escrita de forma equivocada no quadro

(tava escrito abEstenção, tá errado né?)

* derrubar farelo de waffer no cartão resposta e ficar assoprando discretamente é ruim, não

levem waffer de lanche

* olhar a unidade "mol" e dar graças a Deus que tu tinha um professor chato que te obrigou

a aprender a calcular essa porra (em 2008, mas tá valendo)

* ter pessoas acima dos 50 na tua sala e ficar feliz em saber que vão cursar faculdade \0/ \0/

Enfimmmmm, eu achei a prova chata por ter 90 questões e ter que pintar aquelas bolinhas

malditas, inventem um carimbo, é mais fácil... Não achei difícil, a maioria, era mais lógica e

conhecimentos gerais, então não exigia tanto assim do candidato.

Oremos para que todos tenham ideias boas para a redação e que tenha algum cálculo que

dê pra usar bhaskara, pq essa fórmula eu lembro :p

Esperando...

A minha vida toda, esperei...

Esperei 9 meses para nascer...

Esperei para poder caminhar...

Esperei para aprender a ler....

Esperei minha primeira decepção...

Esperei que a menina mais popular da escola fosse minha amiga...

Esperei que todas minhas notas 10 fossem reconhecidas...

Esperei que todo o bem que fui a ensinada a praticar, um dia tivesse retorno...

Esperei que meu primeiro beijo fosse inesquecível....

Esperei que o menino que eu me apaixonei me pedisse em namoro...

Esperei para ganhar minha primeira medalha...

Esperei que as pessoas más fossem castigadas...

Esperei que o Caminho se mostrasse a minha frente...

Esperei que as pessoas boas nunca morressem...

Esperei nunca sofrer por outro ser humano...

Esperei que um dia Deus apareceria para mim...

Esperei que todos meus erros fossem apagados...

Esperei poder nocautear certas pessoas...

Esperei, esperei, esperei...

Nasci, dei meu primeiro passo, beijei, ganhei amigos, perdi outros, sofri e fiz pessoas sofrerem, ajudei muito e também recebi muita ajuda, agradeci e briguei com Deus, tive algumas vitórias, várias derrotas, algumas decepções causadas unicamente pelo meu Orgulho! 

Enfim... a única coisa que aprendi, é deixar de esperar tanto! Porque Shakespeare já dizia: "Esperar dói, logo, deixe de esperar e seja feliz!"

domingo, 10 de julho de 2016

Morar sozinha

Sobre ter a nossa casa...
Nem sempre vai ser fácil ou simples. Às vezes tu vai ter que "matar" um dia do seu fim de semana para fazer aquela faxina. Vai ter que se preocupar em pagar todas as contas em dia, em tirar o lixo nos dias certos, trocar uma lâmpada ou a resistência do chuveiro em horários não tão convencionais.
Morar sozinho requer um mínimo de disciplina para que sua casa seja uma casa e não um acampamento cigano no fim da semana... tu descobre que ir no mercado nem sempre é divertido, especialmente quando é da sua carteira que vai sair o dinheiro. Começa a se preocupar em sair de casa e deixá-la sozinha, ou quando vai viajar e precisa lembrar de tirar os eletros das tomadas, fechar todas as portas e janelas, apagar todas as luzes, etc.
Adicione a tudo isso, sua vida profissional, faculdade, amigos, grupos, projetos, família e tente manter todas as bolinhas no ar.
 Aquelas chaves no seu chaveiro novo, viram sua principal e sempre presente responsabilidade.
Mas elas também te lembram que tu fez uma ótima escolha, te mostram que tu és capaz de cuidar da roupa, do fogão e ainda responder os amigos no whats, tudo junto e ao mesmo tempo.
Morar sozinho te leva para outro modo de ver a vida. Você tem o poder total de decisão, tem o prazer de mobiliar cada pedacinho com a sua cara, pode almoçar às 15:00 sem cobranças, andar pelado pela casa, tomar banho de porta aberta, ficar ouvindo música alta até de madrugada sem medo de acordar alguém.
Há quatro anos, escolhi morar sozinha pelo simples fato de saber como seria. No começo, não foi nada do que imaginei. Na verdade foi bem terrível não ter a mãe do lado, sempre sabendo o que fazer e o que dizer. Mas acho que a curiosidade e a vontade de dar certo acima de tudo, me levaram até aqui. Hoje sou uma mulher mais madura do que aquela menina de 20 anos que saiu da casa da mãe, com seus livros e travesseiros. Já não tenho energia e vontade de fazer tanta festa, meus livros e companhias selecionadas me  fazem mais feliz, tenho outras atividades em foco e meu coração já tem o seu norte ( 💗 ) .
Escrevo tudo isso, porque nos últimos tempos esse assunto tem surgido em alguns círculos de amizades.
Meu conselho: não vai ser fácil, mas tenho certeza que não vão se arrepender!

terça-feira, 5 de julho de 2016

Vamos aprender a aceitar

Vamos aprender a aceitar?

Aceite um carinho, ele nos faz sorrir
Aceite um conselho, ele nos abre possibilidades
Aceite um elogio, ele nos faz pessoas mais receptivas
Aceite um abraço, ele nos acalma
Aceite um sorriso, ele nos ilumina
Aceite um beijo, ele faz dois corações baterem no mesmo ritmo
Aceite a oportunidade lançada, ela vai te levar para outras estradas
Aceite perder, isso vai te fortalecer
Aceite não ser notado, isso te dá tempo de reflexão
Aceite que nem tudo é para ou por você, tem mais pessoas ao nosso redor
Aceite que aceitar, nos faz viver...

Chances

E dai você se toca, que existem coisas e pessoas que não te incomodam mais
Aprende que chorar sozinho é bom... a solidão sempre foi um excelente caminho para a
melhoria
Descobre que caminhar sozinho em noites frias de inverno, é uma missão dada para
poucas pessoas. Você se sente sozinho, mas ao mesmo tempo, sabe que a maturidade está
ali, forçando a entrada para uma mente cheia de ideias e confusões.
O tempo, as pessoas, o frio e o calor... tudo muda e tudo passa. Mas você está ali, continua
ali...
Será que o tempo passou, ou você que passou por ele?
Será que ser diferente é mesmo tão diferente assim?
Cantar sozinho, sorrir sem motivos, ficar sério simplesmente porque quer...
Os dias seguem, você continua caminhando (ou agora está correndo?).
Aquela árvore cresceu
mais um pouquinho, o dia ficou mais nublado, o Sol está quase indo dormir... mais um dia,
mais uma semana, mais um mês, mais uma vida!
Onde tudo isso vai parar? Essa coisa de deixar a vida passar?
Espera pelo frio, espera pelo colega, espera pelo chefe, espera por Deus.
E se você começar a fazer? A tentar e cair? Quem disse que seria fácil?
As chances continuam chegando, indo embora, voltando novamente... basta ter a coragem
de tentar!

Homenagem ao dia da Independência da Ucrânia

Nasceu pequeno e indefeso, mas com um povo que nunca desistiu da bondade
Sofreu ameaças, foi invadido...
Seu povo viu mortes prematuras,
Viu seus filhos irem para a guerra, defender sua Pátria e nunca mais voltarem
Viu seu povo ser consumido pela fome e mesmo assim, não desistiram da libertação
Lutaram, gritaram, deram-­se as mãos e finalmente conseguiram sua independência
Mostrou-­se um lugar lindo
Belas montanhas
Belos lagos
Belas pessoas (de coração limpo, que desejam apenas a paz)
Berço de grandes poetas, bailarinos reconhecidos mundialmente, culinária singular,
paisagens deslumbrantes
Mais uma vez, nossa amada Ucrânia chora...
Mas agora, seu povo é mais forte e já provou o gosto da liberdade!
Não permitirão que mais vítimas se façam, por uma guerra política e sem fundamento.
Ucrânia, amada Ucrânia
Sua pátria é minha também
E quando você chora, impossível não chorar junto
Mas quando vocês se abraçam, também estamos lhes abraçando
Em um grande desejo que logo, toda essa história fique apenas nos livros e que saia de
nossos corações!
Slava Ukraine!!

Seja feliz!

Que os cafés sejam acompanhados de um sorriso
Que o Sol, nasça junto com a boa vontade de cada despertar
Que os amigos sejam leais
E as famílias, eternas
Que haja mais sensibilidade de todos os lados
Que os problemas sejam raridade
E que quando a raridade acontecer, tenhamos discernimento para resolvê-los
Que os abraços sejam apertados
A caminhada seja leve
Que cada vez que um cair, dois ajudarão a levantar
Que o Sim seja mais frequente
Que a chuva sirva de inspiração
Que no caminho hajam flores
Que os beijos sejam mais demorados
E a saudade seja breve
Que a luz fique mais tempo no céu
Que a Lua nos leve a belos sonhos
Que a cada novo dia, a esperança se renove
Que haja tempestades e dias de verão
Que a vontade de ser melhor sempre prevaleça
Que as guerras virem livros
Que a maldade seja suplantada pelo amor
Que apesar de tudo...
Você seja feliz!

Homenagem ao eterno Chaves

Foi sem querer querendo, que nosso jovem ainda jovem ainda Chaves foi dar uma voltinha pela Acapulco do Céu. Deu duas voltas na porta giratória de São Pedro e deve ter dito:
"Nossa!!! Aqui dentro é igual lá fora!!!".
Suspeitei desde o princípio que esse cara deixaria saudades gigantes quando resolvesse partir.
Mas palma palma, não priemos cânico, afinal, todos os movimentos dele são friamente
calculados. Melhor que isso, era mesmo ter ido ver o filme do Pelé, comendo um sanduíche
de presunto e zas zas zas...
Boa noite meus amigos, boa noite vizinhança. Prometemos despedirmos sem dizer adeus
jamais!

Ouse!

Às vezes, tudo que você precisa é um banho de chuva
Uma dose a mais de tequila
Um abraço daqueles bem apertados
Uma praia com Sol de rachar
Às vezes, o que é menos necessário torna­-se a coisa mais importante
As pessoas mais distantes são as que deveriam estar mais próximas
Ás vezes, o dormir não faz sentido com tanta movimentação dentro de si
Às vezes, é preciso chorar sorrindo e sorrir calado
É preciso colocar no hoctogono a Prioridade e o Prazer para lutarem e ver quem sai dali vivo para continuar
Às vezes, só ficar em silêncio já ajuda... Mas cantar até seu vizinho te mandar calar a boca também é válido
Às vezes, seu corpo não responderá da mesma forma que sua mente
E às vezes, sua mente criará coisas que nenhum corpo jamais conseguirá realizar
Às vezes, a frustração vem... Normal para aqueles que buscam inúmeras possibilidades para a mesma questão
Mas às vezes, você irá acertar, e deve (obrigatoriamente) comemorar essas pequenas conquistas
Às vezes, seu caminho apresentará curvas sinuosas e perigosas... E às vezes, ela seguirá em linha reta por muito tempo (desconfie)
Às vezes, decisões precisam ser tomadas... E às vezes elas só precisam ser deixadas ali, amadurecendo, sem pressa de se resolver.
O medo vai bater, isso é fato.
E ninguém liga para uma pessoa com medo, mas todos assistem impreterivelmente a decisão que ela toma em uma situação dessas
E não espere que às vezes, as coisas deem certo... Elas não acontecerão se você ficar apenas olhando­ de soslaio, com medo de encará-la!
Às vezes, sonhar é bom... Minha dica: ouse sonhar, mas mais que isso, ouse realizar!

Carta para a Ju (in memorian)

Um dia
Quando estiver andando sem rumo pela rua
Com as mãos nos bolsos e os olhos nas nuvens
Tentando imaginar como seria divertido aprender a voar
Vamos nos encontrar
Vou te olhar com uma cara espantada
Abrir meus braços e fechá-­los em um abraço
Um abraço forte e demorado, daqueles que não dá vontade largar
E nossos olhos brilhantes se encontrarão
Vou dizer que senti sua falta
Você vai me dizer que as coisas realmente são diferentes sem mim
Vamos lembrar daquele dia...
Aquele, que fizemos nada e ainda assim foi especial
Direi que sem você, parece que um vazio se instalou dentro de mim
Você dirá que nunca saiu de dentro de mim
Perguntarei quando iremos nos unir novamente
Você vai dizer que não mudei nada, mas que é por isso que me ama
Vou te encarar, mas já sei que não adiantará
Você vai me dizer que precisa ir
Eu vou ficar
Você vai partir (voltar para o Céu)