Pode ser que esteja comemorando mais do que devia, mas gente, tentem ficar 5 anos com uns ferros grudados nos dentes, tentando mastigar sem soltar nenhuma peça, ficar 90 horas higienizando o aparelho (porque o dente tu mal limpa) e no fim, ver que metade da janta ainda está lá, firme e forte grudada em algum vão que o fio dental não alcançou.
Acreditem, usam aparelho não é tão divertido quanto se parece. Eu achava o máximo quem usava e minha missão de vida era colocar um. Bemmmm, minhas preces foram atendidas e em 2010 finalmente coloquei esse emaranhado de ferro e resina. Mas esperem, vamos do inicio:
Em primeiro lugar, e isso em alguns casos (não sou dentista, então não generalizo) é necessário extrair alguns dentes para abrir espaço para os outros se alinharem no processo. E aí já começou minha tortura... eu tive sorte, meu dentista sempre foi um amor de querido, super competente, atencioso e com muita, muita, muitaaaaaaa paciência.
Enfim, tive que extrair 4 dentes... dois deles, meus pré-molares estavam cariados, então não tinha muito o que fazer mesmo e foram sentenciados á extração... esses dois, extraí com outra dentista (uma péssima profissional) que me machucou bastante. Pensem em arrancar um dente quando a anestesia não pega direito, os pontos machucam e você fica alguns bons dias cuspindo saliva e sangue (bem nojento, eu sei).
Os meus dois dentes de cima, foi meu dentista quem extraiu. Esses estavam perfeitinhos, mas foram sentenciados á extração por estarem no lugar errado na hora errada. Diferente dos pré-molares, esses eu nem senti dor. Meu ponto positivo é que parece que meu organismo reage bem á recuperações, então, em poucas semanas eu estava pronta para entrar nas estatísticas dos jovens que usam aparelho.
Para o próximo passo, eu teria que utilizar o tal dos "alargadores". Amigos, fujam para as colinas se alguém quiser colocar isso na sua boca! O tal "alargador" não passa de um círculo pequenino de plástico duro que é colocado entre teus dentes. Nunca imaginei que algo tão pequeno causasse tanta dor!!! Usa-se isso para afastar um dente do outro para se colocar a "banda", um aro de metal que vai ficar em toda a volta do seu dente e apoiar toda a estrutura do aparelho.
Alargador do mal!
Banda (esquece que vai limpar esse teu dente)
Depois desse sofrimento todo, as coisas começam a ficar menos piores... isso não significa que todo mês, quando for fazer a manutenção, você não vai sentir uma dor desgraçada dos teus dentes se movimentando. Tem outros pontos que vou listar sobre usar aparelho, com imagens, para ficar bem claro!
Afta em todos os lugares da boca, ou marcas dos braquites na gengiva
Descolar peças do aparelho (ás vezes engolimos, sem querer)
Pequenas sujeirinhas que ficam no aparelho e você jura que escovou
Trocar escova de dente a cada duas semanas
Fazer um rancho de trezentas coisas que te ajudam a escovar
Mas amigos, tudo isso compensa, quando depois de tanto tempo, dor, adaptações, horas se escovando, você chega a esse resultado:








Nenhum comentário:
Postar um comentário